Câmara aprecia homenagens a Dionísia Heiss e Levino Sperafico

por Paulo Torres publicado 25/06/2018 15h55, última modificação 26/06/2018 11h11
A Câmara Municipal está apreciando proposições de homenagens ao empresário Levino Sperafico com o Título de Cidadão Honorário de Toledo e à pioneira Dionísia Leocadia Rohde Heiss com a Medalha Willy Barth. A homenagem a Levino está prevista no Projeto de Lei nº 98, da Mesa Diretora, enquanto Dionísia Heiss tem sua homenagem prevista no Projeto de Resolução nº 11, também da Mesa Diretora. As proposições foram lidas na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 25, sendo encaminhadas pelo presidente da Câmara, Renato Reimann, às Comissões Permanentes.
Câmara aprecia homenagens a Dionísia Heiss e Levino Sperafico

Proposições de homenagens iniciaram tramitação na Câmara na sessão ordinária desta segunda-feira

 

 

 

A Câmara Municipal de Toledo está apreciando proposições de homenagens ao empresário Levino Sperafico com o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo e à pioneira Dionísia Leocadia Rohde Heiss com a Medalha Willy Barth. A homenagem a Levino está prevista no Projeto de Lei nº 98, da Mesa Diretora, enquanto Dionísia Leocadia Rohde Heiss tem sua homenagem prevista no Projeto de Resolução nº 11, também da Mesa Diretora da Câmara Municipal. As proposições foram lidas na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 25 de junho, sendo encaminhadas pelo presidente da Câmara, Renato Reimann, às Comissões Permanentes para sua apreciação inicial.

Nascido em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Levino Sperafico é o segundo filho mais velho dentre 8 irmãos: Helio Sperafico, Ageli Sperafico, Alzira Sperafico – já falecida -, Dilceu João Sperafico, Dilso Sperafico, ltacir Antonio Sperafico e Milton Sperafico. A família, tendo à frente seu pai, Ismael Vicente Sperafico, veio para Toledo em 1957, deixando Santa Rosa para instalar-se com uma casa comercial no Distrito de Vila Nova. A família Sperafico comprava suínos, que nos anos 60 eram transportados e revendidos nos centros consumidores da época, como Ponta Grossa, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, conseguindo adquirir para a atividade dois caminhões novos na época. Nesta época Levino dirigia os caminhões de porcos sozinho a São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro para as vendas e recebia em dinheiro e preocupado retornava com todo o dinheiro, mesmo dormindo em postos na estrada. Em 1965, Levino, com seu pai e irmãos, influenciados pela mecanização agrícola e pela grande demanda de madeira, resolveram instalar uma madeireira, denominada Serraria Rio Guaçú Ltda, instalada no Distrito de Novo Sobradinho e que abastecia grandes centros como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em 1968, os Irmãos Sperafico financiaram maquinários agrícolas para derrubadas de madeira e correção do solo, dando início à mecanização de uma área de terras de 300 hectares onde até hoje está localizada a matriz da empresa Sperafico Agroindustrial Ltda.

Levino também foi um dos sócios-fundadores da Coopagro, da qual foi presidente, e a partir de 1970 resolveu produzir sementes em maior escala, adquirindo uma unidade produtora de sementes. Em 1973, foi constituída a Speragel Representações Comerciais Ltda., situada na rodovia PR 317, para representações comerciais de sementes, cereais, defensivos, fertilizantes, máquinas agrícolas, rações e concentrados. Em 1981, os irmãos Sperafico constituíram a empresa Agrícola Sperafico Sementes e Transportadora Ltda., com uma frota considerável de carretas usadas principalmente para o escoamento das safras de soja, milho e trigo. No ano de 1992, o grupo ingressou no ramo industrial, através da aquisição de um moinho de trigo, denominado Sperafico Moinhos Ltda. e atualmente a empresa Sperafico Agroindustrial Ltda. é uma das principais empresas agroindustriais do Sul. “O sucesso do Grupo, bem como, da pessoa do Sr. Levino José Sperafico, se deve, sem sombra de dúvidas, a sua audácia e coragem e, sobretudo, por ser uma pessoa muito religiosa, que desde sempre contribuiu para a construção de igrejas, clubes sociais, escolas, hospitais, infraestrutura, auxiliando, inclusive, pessoas carentes e comunidades do Município de Toledo”, justifica a proposição.

 

Dionísia Rohde Heiss

Dionísia Leocadia Rohde Heiss é gaúcha, nascida em 1930 em Venâncio Aires, tendo vindo morar ainda criança com os pais na região de Concórdia, Santa Catarina, onde conheceu o seu futuro marido, Arsênio Heiss. No ano de 1950, casou-se com Arsênio e juntos vieram iniciar a sua história em Toledo, com outros pioneiros do município. D. Dionísia e seu Arsênio tiveram 8 filhos, todos nascidos em Toledo, onde cresceram, estudaram e trabalharam. Dos oito filhos, seis são mulheres, Marli, Noeli, Edy, Sueli, Nelci e Glaci, das quais cinco foram professoras no Município de Toledo. Os demais filhos, Cleto e Euclides, também iniciaram e continuaram sua vida profissional na cidade, atuando no comércio e indústrias locais, sempre apoiados e incentivados pela mãe. Os descendentes de Dona Dionísia, formaram família aqui, onde a maioria ainda reside e contribui com o seu trabalho para o progresso de Toledo. Ao chegar em Toledo, o casal deu início a uma ferraria, pioneira na cidade, onde Seu Arsênio trabalhava como ferreiro e atendia muitas pessoas da região com apoio de D. Dionísia.

Dionísia sempre pautou sua vida na formação e educação dos filhos na ética, dignidade, honestidade e religiosidade. Participou ativamente da comunidade, e com seu esposo e quatro filhos participou do Coral Cristo Rei, dos movimentos familiares, no auxílio voluntário em festas da Catedral Cristo Rei, e durante muitos anos atuou como ministra auxiliar da mesma paróquia, além de prestar auxílio financeiro em projetos sociais da cidade como a Casa de Maria e Ação Social. Dionísia “educou seus filhos com amor, honestidade, trabalho e com seu exemplo de vida digna. Hoje, depois de 68 anos de residência em Toledo e com seus quase 88 anos de vida, desfruta com a alegria e a paz que o dever cumprido concede, na cidade que tanto ama”, destaca a proposição em apreciação na Câmara Municipal.