Câmara aprova doação de área para UFPR em Toledo

por Paulo Torres publicado 17/04/2015 09h25, última modificação 30/04/2015 09h46
A Câmara Municipal de Toledo aprovou a doação à UFPR-Universidade Federal do Paraná de área de 34.619,75 metros quadrados junto à Avenida União e ao lado do Hospital Regional para implantação do seu campus em Toledo. A votação final foi na quinta-feira, dia 16, em sessão extraordinária a partir das 14:02h onde os 17 vereadores presentes aprovaram a proposta encaminhada em regime de urgência por unanimidade em turno final. A doação de parte da área adquirida à Coamo à UFPR vai viabilizar a implantação do curso de Medicina em Toledo, conforme decisão do Conselho Universitário da instituição.

A Câmara Municipal de Toledo aprovou a doação à UFPR-Universidade Federal do Paraná de área de 34.619,75 metros quadrados  junto à Avenida União e ao lado do Hospital Regional para implantação do seu campus em Toledo. A votação final foi na quinta-feira, dia 16, em sessão extraordinária a partir das 14:02h onde os 17 vereadores presentes aprovaram a proposta encaminhada em regime de urgência por unanimidade em turno final.

A doação de parte da área adquirida à Coamo à UFPR vai viabilizar a implantação do curso de Medicina em Toledo, conforme decisão do Conselho Universitário da instituição. Além da doação da área de o Projeto de Lei nº 43 prevê ainda a cedência das instalações que abrigaram a UTFPR inicialmente em Toledo para viabilizar o funcionamento do curso em 2016. Para isso o PL 43 autoriza o Poder Executivo a assumir obrigações relativas à adequação das instalações da chamada “Unidade 2” da Unidade Administrativa “Ivanir Ângelo Toffolo”, com área construída de 1.690,26m², conforme Matrícula nº 14.343 do 2º Ofício do Registro de Imóveis, onde funcionam atualmente a Secretaria da Educação e a Escola de Administração Pública.

Como contrapartida aos incentivos previstos a Universidade Federal do Paraná, em contrapartida, compromete-se a implantar, até o final do ano de 2016, o Curso de Medicina em Toledo, edificar sobre o imóvel a ser doado a ela pelo Município no prazo máximo de 5 anos instalações com cerca de 8 mil m² para o funcionamento de seu campus local e realizar estudos para viabilizar a oferta de novos cursos de nível superior e de pós-graduação, na área da saúde e em outras áreas.

Outros projetos

Também foram aprovados na sessão extraordinária em turno final o Projeto de Lei nº 19 e o nº 20, ambos do Executivo, que preveem a instituição e a cobrança de Contribuição de Melhoria por obras públicas feitas, respectivamente, no Jardim Panorama e na Vila Pioneiro, e o Projeto de Lei nº 38, que cria o segundo Conselho Tutelar de Toledo e altera a política municipal dos direitos da criança e do adolescente. A sessão também aprovou em primeiro turno os Projetos de Leis nº 44 e 46, que concedem, respectivamente, auxílio financeiro a paratleta e incentivo à indústria.