Câmara aplaude produtor por preservação ambiental na Industrial

por Paulo Torres publicado 31/10/2017 15h55, última modificação 31/10/2017 16h03
Foi apresentado na sessão de segunda-feira, dia 30, o Requerimento nº 180, que propõe moção de aplausos a Elton Jorge Jurack pela elaboração do Plano de Manejo na Reserva Ambiental RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Recanto Verde. O documento foi subscrito por todos os vereadores e manifesta “o aplauso desta Casa de Leis pela elaboração e aplicação do Plano de Manejo que visa dar continuidade e garantir a preservação da referida área”.
Câmara aplaude produtor por preservação ambiental na Industrial

Proposição foi apresentada na sessão ordinária de segunda-feira

Os vereadores Corazza Neto, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Luís Fritzen, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Neudi Mosconi, Olinda Fiorentin, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi destacam no documento que é extremamente relevante que a sociedade busque iniciativas para a preservação ambiental. “A área pertencente a esta reserva ambiental exibe uma densa floresta formada por diversas árvores, algumas centenárias, com valores expressivos de Fauna e Flora em plena reprodução de animais, pássaros, entre outros; cuja preservação é de interesse público, conforme Portaria n°125/2011 expedida pelo IAP”, aponta o documento da Câmara.

O referido Plano de Manejo sustenta a elaboração de um Projeto Sustentável para a área de reserva, por meio do qual busca-se: a construção de cerca “padrão reserva florestal”, construção de bebedouros com água potável corrente, construção de trilhas ecologicamente corretas, entre outras iniciativas”, apontam os vereadores. O documento lembra ainda que à medida que a sociedade foi se desenvolvendo, o Meio Ambiente ficou “esquecido”, o que trouxe diversas consequências, aumentando ainda mais a importância de ações como a que Elton Jorge Jurack vem desenvolvendo na Reserva Ambiental RPPN Recanto Verde.

A Reserva Ambiental RPPN- Reserva Particular de Patrimônio Natural Recanto Verde é formada por uma área de 2,6605 hectares situada na Vila Industrial, junto ao Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. A Reserva Ambiental RPPN- Reserva Particular de Patrimônio Natural Recanto Verde constitui uma das 225 RPPNs do Paraná constituídas desde 1997, sendo a última das 8 constituídas em Toledo junto ao IAP-Instituto Ambiental do Paraná.