Dados apontam 15,8 mil acidentes e 222 mortes em 10 anos

por Paulo Torres publicado 19/09/2017 11h55, última modificação 26/09/2017 14h09
A Tribuna Livre abriu espaço na sessão de segunda-feira ao Corpo de Bombeiros, que expôs os dados sobre acidentes de trânsito em Toledo, perfil das vítimas, dias, locais e horários de maior ocorrência. O capitão Luís Eduardo Zarpelon expôs os números na tribuna, com auxílio de telão multimídia, relatando um total de 15.845 acidentes de trânsito em uma década, resultando em 222 mortes no local. O capitão destacou ainda que apesar do número de óbitos “grande, assustador”, ele refere-se apenas às mortes no local, não incluindo as vítimas que morreram no hospital.
Dados apontam 15,8 mil acidentes e 222 mortes em 10 anos

Comandante e vários bombeiros do 2º SGB participaram da sessão na segunda-feira

IMG_0021a.jpgA Tribuna Livre da Câmara Municipal abriu espaço na sessão de segunda-feira ao Corpo de Bombeiros, que expôs os dados sobre acidentes de trânsito em Toledo, perfil das vítimas, dias, locais e horários de maior ocorrência. O capitão Luís Eduardo Zarpelon, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros, expôs os números na tribuna, com auxílio de telão multimídia, relatando um total de 15.845 acidentes de trânsito em uma década, resultando em 222 mortes no local. O capitão destacou ainda que apesar do número de óbitos “grande, assustador”, ele refere-se apenas às mortes no local, não incluindo as vítimas que morreram no hospital, que originariam um número muito maior se fossem somadas.

O capitão agradeceu o convite do presidente da Câmara, Renato Reimann, e do vereador Leoclides Bisognin para usar o espaço e destacou que os dados foram originados através de um business intelligence program - sistema de inteligência empresarial, em português.

Os dados do 2º SGB projetam que nos últimos 5 anos foram 8.446 acidentes e neste ano, até o dia 14, quinta-feira, foram 841 acidentes com 1.006 vítimas e 13 mortes. Segundo o estudo, os horários de picos de acidentes são das 7h às 8h, das 12h às 13h e das 17h às 18h e o comandante Zarpelon aponta que isto indica que os envolvidos são pessoas que estão vindo ou retornando de suas residências. Além disso os envolvidos em sua grande maioria têm de 15 a 29 anos e os acidentes acontecem em maior incidência na sexta-feira e sábado, o que está alinhado com as tendências mundiais neste tema.

Os dados também mostram que neste ano o principal grupo de acidentes é o que envolve colisões de carros com motocicletas e o segundo maior grupo é o de quedas de motocicletas. Segundo o capitão Zarpelon, os bombeiros anotam a causa dos acidentes nos casos em que ela está clara e neste aspecto o fator que lidera a estatística de Toledo é a imprudência e a segunda maior causa é a embriaguez. O novo sistema está gerando desde agosto os chamados “mapas de calor”, com os pontos geográficos de maior ocorrência de acidentes. O capitão disse que a alimentação recente do sistema ainda forma um mapa pobre para as análises, mas apontou alguns dados que estão surgindo. Na Avenida 1º de Maio, na Vila Pioneiro, foram atendidos 6 acidentes com vítimas, todos envolvendo motocicletas, enquanto no quadrilátero central foram 25 acidentes, dos quais 23 foram com motocicletas.

Jovens morrendo

Os dados motivaram manifestações dos vereadores e o presidente Renato Reimann disse ter certeza que o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estão empenhados em reduzir estes números. O vereador Leoclides Bisognin destacou a idade das vítimas e o veículo utilizado. “Gente, é a juventude que está morrendo em duas rodas”, apontou o vereador, estimando a idade média de 23 anos das vítimas. “Não adianta pressa se não chegar”, avaliou o vereador, apontando que se houver cuidado pode-se atingir os 69 anos que ele tem ou os 100 anos da senhora homenageada pouco antes na sessão. O vereador Marcos Zanetti disse que é preciso dar uma resposta e usar este mecanismo, absorvendo os pontos positivos desta ferramenta do Corpo de Bombeiros. O vereador Ademar Dorfschmidt lembrou que perdeu dois sobrinhos em acidente de motocicleta e sugeriu que se faça um estudo coletivo dos dados dentro da Câmara. O capitão Luís Eduardo Zarpelon disse que os dados são públicos e estão à disposição.

Veja vídeo com a participação do 2º Sub Grupamento de Bombeiros na Tribuna Livre