Audiência expõe gastos com pessoal em 51,99%

por Paulo Torres publicado 31/05/2017 16h25, última modificação 31/05/2017 16h25
A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, dia 31, audiência pública a partir das 14h, para prestação de contas pelo Poder Executivo do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre, onde o prefeito Lucio de Marchi disse que o gasto com pessoal ficou em 51,99%. O prefeito relatou aos vereadores os resultados do choque de gestão implementado nos primeiros quatro meses de sua administração visando reduzir o gasto com pessoal, que atingira 53,45% e tem como limite da Lei de Responsabilidade Fiscal o índice de 54% e o limite prudencial de 51,3%. Os dados foram apresentados à Comissão de Finanças e Orçamento.
Audiência expõe gastos com pessoal em 51,99%

Vereadores ouvem prefeito Lucio de Marchi na Câmara de Toledo

A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, dia 31, audiência pública a partir das 14h, para prestação de contas pelo Poder Executivo do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre, onde o prefeito Lucio de Marchi disse que o gasto com pessoal ficou em 51,99%. O prefeito relatou aos vereadores os resultados do choque de gestão implementado nos primeiros quatro meses de sua administração visando reduzir o gasto com pessoal, que atingira 53,45% e tem como limite da Lei de Responsabilidade Fiscal o índice de 54% e o limite prudencial de 51,3%. Os dados foram apresentados à Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Leoclides Bisognin, Neudi Mosconi, Corazza Neto, Airton Savello e Walmor Lodi, com os vereadores Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Marli Gonçalves, Marly Zanete, Pedro Varela e Olinda Fiorentin acompanhando, além da presença do presidente da Câmara, Renato Reimann.

A audiência também reuniu o novo secretário da Fazenda, Balnei Rotta, além do chefe de Gabinete Alceu Dalbosco, da secretária da Educação e vereadora licenciada Janice Salvador e do assessor jurídico Luiz Paulo Chrispim Guaraná, entre outras autoridades, servidores e populares. Os números anualizados mostraram R$ 466,789 milhões de receitas correntes, com despesas realizadas de R$ 155 milhões, correspondendo a 33,34%, enquanto a Receita Corrente Líquida atingiu R$ 297 milhões e as transferências correntes R$ 258,55 milhões, com receitas tributárias de R$ 93,917 milhões. No quadrimestre a dívida fundada ficou em R$ 71,836 milhões. De maio de 2016 a abril deste ano a despesa bruta com pessoal ficou em R$ 228,314 milhões, com Receitas Correntes Líquidas de R$ 367 milhões, ou 51,99%. As despesas com educação atingiram 24,049% das receitas constitucionais, devendo chegar ao percentual constitucional de 25% ao longo do ano, estimou o prefeito, informando ainda 24,07% das receitas constitucionais destinadas à saúde.

Apesar da escassez de recursos, da crise federal, estamos procurando fazer o melhor”, disse o prefeito Lucio de Marchi, destacando que 19 quilômetros de pavimentação rural já foram contratados e será feita a recuperação da rodovia Toledo-Concórdia do Oeste. Lucio anunciou que serão investidos R$ 1,5 milhão estaduais e mais R$ 700 mil em recursos municipais. O prefeito disse ainda aos vereadores que a rodovia Novo Sobradinho-Vila Nova terá sua recuperação iniciada nos próximos dias. Lucio lembrou seus cinco mandatos na Câmara e relatou sua viagem a Brasília, onde sentiu dos vereadores, prefeitos e vices reunidos uma grande preocupação. O prefeito disse que apesar da qualificação dos ministros do atual governo no final do evento dos prefeitos em
Brasília surgiram os novos fatos que tiveram grande repercussão.

O prefeito destacou aos vereadores os investimentos feitos em saúde, com a reabertura do Mini Hospital 24 horas, relatando que a unidade atingiu 116 atendimentos diários, enquanto a UPA alcançou 160, que ele atribui em parte ao atendimento pediátrico. “Era um sonho da comunidade e serviu para desafogar a UPA”, relatou Lucio de Marchi. Ele relatou ainda sobre o Hospital Regional que a vinda da EBSERH para visita ao Hospital Regional até o dia 22 acabou não se concretizando, pois a comissão veio apenas até Curitiba e não seguiu o roteiro previsto para o interior, que incluía Foz do Iguaçu, Toledo e outros municípios. “Creio que foi por conta de toda esta situação federal”, disse o prefeito, informando que está sendo aberta licitação para compra de mais R$ 4,6 milhões com recursos estaduais e outros R$ 1,7 milhão federais foram destinados por emenda do deputado federal Dilceu Sperafico, sendo esperados ainda recursos de emendas de outros deputados para que ele possa funcionar.