Alunos do Vereador Galdino de Lima acompanham sessão

por Paulo Torres publicado 10/05/2017 14h38, última modificação 10/05/2017 14h38
Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Vereador Galdino de Lima acompanhou na segunda-feira, dia 8, a sessão ordinária da Câmara Municipal. Juntamente com a professora Cristiane Galvão, da disciplina de História, os alunos do 9º Ano A acompanharam a sessão desde sua abertura. A denominação da escola homenageia o vereador falecido no exercício do mandato, em 1986, em acidente na BR 277 que também causou a morte do também vereador José Pedro Brum e do motorista Valmir Zanetti. Sobreviveram no acidente os vereadores Inio Paggi e Mário Hillebrand.
Alunos do Vereador Galdino de Lima acompanham sessão

Estudantes e professora acompanharam a sessão ordinária da Câmara

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Vereador Galdino de Lima, da Vila Industrial, acompanhou na segunda-feira, dia 8, a sessão ordinária da Câmara Municipal. Juntamente com a professora Cristiane Galvão, da disciplina da história, os alunos do 9º Ano A acompanharam a sessão desde sua abertura, com execução do Hino Nacional, além do Pequeno Expediente com leitura das correspondências e Grande Expediente, com o uso da tribuna pelos vereadores e líderes de bancadas de partidos e do Governo e da Oposição.

O estabelecimento foi implantado em 1987, com uma turma de 5ª Série no período noturno, atendendo um total de 36 alunos. As outras séries foram implantadas de forma gradativa, utilizando o prédio de propriedade da Fundepar, conjuntamente com a Escola Municipal Egon Werner Bercht, de Pré a 4ª Série.  Em 1991 foi inaugurado o prédio onde hoje funciona o Colégio Estadual Galdino de Lima.

Homenagem

O nome Vereador Francisco Galdino de Lima foi dado ao estabelecimento em homenagem ao radialista eleito como edil em 01/02/1983, pelo PMDB, e também conhecido como “Coronel Norato”.  Após trabalhar na Rádio Guairacá de Mandaguari veio para São Pedro, onde demonstrou liderança na dura batalha que os proprietários de terra travaram para resolver impasses e conseguir os legítimos direitos das propriedades. Em seguida trabalhou na Rádio Independência de Cascavel, Guaçu de Toledo e por último na Rádio União, enquanto exercia o cargo de vereador. Vereador Galdino de Lima morreu em acidente automobilístico aos 48 anos, durante o mandato, em 1986, quando se dirigia a Curitiba para audiência com o então governador José Richa. O acidente ocorreu em viagem oficial e juntamente com Galdino de Lima estava o vereador José Pedro Brum, que também faleceu, assim como o motorista Valmir Zanetti. Sobreviveram no acidente, ocorrido em 18 de março de 1986, os vereadores Inio Paggi e Mário Hillebrand, que ainda concluíram os seus mandatos. A comitiva de vereadores ia a Curitiba e acidentou-se na BR 277, na região de Laranjeiras do Sul.