Albergue esclarece na Tribuna Livre e fala de atuação de 25 anos

por Paulo Torres publicado 07/08/2018 16h09, última modificação 07/08/2018 16h09
A Câmara Municipal retomou suas sessões ordinárias na segunda-feira, dia 6 de agosto, com a Tribuna Livre, onde participou o Albergue Norturno Allan Kardec, através do presidente Ademir Bebber. A instituição falou do trabalho que desenvolve em Toledo na assistência há 25 anos e das dificuldades que enfrenta, além dos projetos de reforma de sua sede e de ampliação. Ademir Bebber disse que esta manifestação é necessária diante de informações que foram veiculadas e que não correspondem à realidade.
Albergue esclarece na Tribuna Livre e fala de atuação de 25 anos

Presidente do Albergue Noturno falou aos vereadores na Tribuna Livre e esclareceu atuação

 

 

A Câmara Municipal retomou suas sessões ordinárias na segunda-feira, dia 6 de agosto, com a Tribuna Livre, onde participou o Albergue Norturno Allan Kardec, através do presidente do Grupo Espírita Fraternidade Ademir Francisco Bebber. A instituição falou do trabalho que desenvolve em Toledo na assistência há 25 anos e das dificuldades que enfrenta, além dos projetos de reforma de sua sede e de ampliação. Ademir Bebber disse que esta manifestação é necessária diante de informações que foram veiculadas e que não correspondem à realidade.

Atualmente o Albergue Noturno Allan Kardec está com as portas fechadas há um mês e meio para a reforma de suas instalações no Jardim Gisela, que contam com 350m² e têm um projeto de ampliação de 550m².

Segundo Ademir Bebber as atividades foram paralisadas para que os recursos gastos com funcionários fossem dirigidos para a reforma. Já a ampliação terá que aguardar recursos, mas prevê adequações necessárias para o atendimento em sistema de casa de passagem. Para isso prevê quartos para até 4 pessoas, sala de leitura, sala de TV, acessibilidade e demais adequações para atendimento 24 horas.

Na abertura de sua fala aos vereadores Ademir Bebber lembrou sua vinda à Câmara de Toledo há 28 anos para falar do projeto do Albergue Allan Kardec. Segundo ele, na época havia críticas de que a instituição “atrairia mendigos e vagabundos para a cidade”. O objetivo não era este, mas atender as pessoas de forma cristã, oferecendo uma oportunidade de recomeço, que foi o que fizemos nestes 25 anos de funcionamento, afirmou Ademir Bebber.

O presidente do Albergue Noturno também disse que informações foram veiculadas pela Secretaria de Assistência Social de que Ademir atende quem ele quer, e não tinha documentação em dia, o que não corresponde à verdade. Também teria sido levado ao

promotor Heric Steiben, da 2ª Promotoria, que teria dito que Toledo não precisa de albergue ou casa de passagem e em função disso solicitou informações por ofício. Ademir disse na Tribuna Livre aos vereadores que as informações veiculadas não correspondem aos trabalhos realizados.

Atendemos absolutamente todos que têm condições de ser acolhidos”, disse Ademir aos vereadores, acrescentando que como responsável pelo Albergue Noturno porém lhe cabe decidir se cabe acolher ou não a pessoa, dentro do que oferece de condições aos demais acolhidos. Segundo ele deixar pessoas alcoolizadas, drogadas, com encaminhamento das assistentes sociais, com dez, 12 outras pessoas é altamente perigoso, pois podem acordar em surto e muitas vezes isto aconteceu. “Mas sempre que possível evitamos estas situações de risco”, disse ele, acrescentando que houve ainda outros casos onde foi impossível acolher pela própria condição da pessoa.

Lembrou o caso de rapaz de nome Sandro que uma ambulância deixou na porta e em menos de 20 minutos morreu e depois uma ambulância veio recolher. Também o caso de uma mulher enviada pelo hospital no último ano da gestão anterior e que, observando a gravidade da situação, pois não se locomovia, ligou para a assistência social. Eles se negaram a buscá-la de volta e por duas horas insistiram e ela foi retirada quando ameaçaram denunciar o fato à polícia.

Segundo Ademir disse aos vereadores na Tribuna Livre até 2013 não haviam ocorrido muitos problemas com a pasta, mas numa reunião com a chefe de departamento Solange ela disse que eram obrigados a receber, “pois éramos pagos para isso”. “Até então imaginávamos que éramos voluntários”, disse o presidente do Grupo Espírita Fraternidade Ademir Bebber aos vereadores. Segundo ele a Prefeitura de Toledo repassava R$ 3,8 mil ao Albergue Noturno para pagar todos os funcionários e ainda assistente social, que era também funcionária. Para o presidente numa instituição deste porte seria tremendamente irresponsável atender as gestões da secretaria e colocar este tipo de caso com pessoas pacatas que queriam dormir na instituição. Ele disse ainda que a Secretaria de Assistência Social é que assinou convênio com o Albergue Noturno, não foi forçada. “Não tínhamos estrutura para isso,

atendemos mais um ano e meio sem convênio e fechamos para ampliar, pois reconhecemos deficiências”, disse ele aos vereadores.

Segundo o presidente do Albergue Noturno a proposta da Secretaria de Assistência Social é de a instituição funcionar como se fosse hotel e não há problemas de atender as exigências, “desde que naturalmente os que exigem nos deem condições para isso”. Ele disse que o Albergue Noturno pode atender andarilhos até arrumar empregos, se estabelecer.

Nestes 25 anos diariamente estivemos no albergue, não há pessoas irrecuperáveis, mas precisamos de uma estrutura para isso, disse Ademir Bebber, relatando que o atendimento é necessário e há casos de mães que dormem ao relento para amamentar no Hospital Bom Jesus pela manhã. Para o presidente do Albergue Noturno a questão é apenas de decisão e de vontade. Ele acrescentou que seria bem confortável abandonar tudo e ir para casa, apenas cooperar e nestes 25 anos de atuação acha que tem sido provado isso e não há outro interesse em sua atuação. “O único interesse é fazer jus ao título de cristãos”, disse Ademir Bebber aos vereadores na Tribuna Livre da Câmara de Toledo.

 

 

 

Reconhecimento e disposição de apoio ao Albergue Noturno

 

O presidente da Câmara de Toledo, Renato Reimann, agradeceu ao presidente do Albergue Noturno Ademir Bebber pela presença na Tribuna Livre. O vereador disse que a explanação foi muito importante e este é um caso que precisa ser resolvido. Temos que fazer a nossa parte, disse o presidente da Câmara, reconhecendo porém ser uma questão difícil. O vereador relatou que no ano passado chegou a ser tratado do tema em função da devolução de recursos pela Câmara ao Município de Toledo, mas já então informou a forma como é feito, onde os vereadores não têm condições de fazer direcionamento dos valores, pois são devolvidos ao Executivo e ele tem a liberdade de fazer investimentos. “Mas dentro disso é questão que tem que ser discutida”, disse o presidente da Câmara, Renato Reimann, parabenizando o Albergue Noturno pelo trabalho que sempre vem fazendo e colocando a Câmara de Toledo à disposição no que puder colaborar.