Acit defende fim da tolerância e EstaR aos sábados

por Paulo Torres publicado 27/06/2017 11h30, última modificação 29/06/2017 09h11
A Tribuna Livre da sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 26, foi usada pela Acit-Associação Comercial e Empresarial de Toledo, para defender o fim da tolerância de 15 minutos no estacionamento pago. O conselheiro Gilberto Furlan defendeu a proposta prevista no Projeto de Lei nº 52, em tramitação na Casa. A exposição de Furlan foi acompanhada pelo secretário da Acit, Cezar Antônio Césaro, pela diretora do Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Gladis Stockmann, pelo secretário-executivo, Marcelo Sarturi, entre outros dirigentes e lideranças da entidade empresarial, além do presidente, Flávio Furlan.
Acit defende fim da tolerância e EstaR aos sábados

Dirigente da Acit usou a Tribuna Livre para defender fim da tolerância no EstaR

A Tribuna Livre da sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 26, foi usada pela Acit-Associação Comercial e Empresarial de Toledo, para defender o fim da tolerância de 15 minutos no estacionamento pago na área do chamado Centro Antigo. Conforme solicitação da entidade à Mesa Diretora, o conselheiro Gilberto Furlan teve liberado o uso da tribuna por 15 minutos, utilizando parte do tempo disponibilizado pelo presidente da Câmara, Renato Reimann. Ao convidar o empresário o vereador Renato registrou que embora a Acit tenha solicitado a Tribuna Livre para a sessão onde haveria votação da proposta de fim da tolerância no EstaR - prevista no Projeto de Lei nº 52, que não estava na pauta -, o uso do espaço segue um protocolo e é liberado conforme a ordem das solicitações.

Gilberto Furlan disse que o EstaR, conforme informações do secretário da Segurança e Trânsito, João Crespão, tem 12 agentes, mas em função de férias e atestados acaba tendo cerca de 6 disponíveis e não há condições de contratar mais pela limitação legal das despesas com pessoal por Toledo ter atingido o limite prudencial com a folha. Os dados foram expostos em reunião da CDU-Comissão do Desenvolvimento Urbano no dia 13 que contou com participação da Acit e do secretário Crespão e analisou o Projeto de Lei nº 52, que revoga dispositivos da legislação sobre o Estacionamento Regulamentado.

A exposição de Furlan na Tribuna Livre foi acompanhada pelo secretário da Acit, Cezar Antônio Césaro, pela diretora do Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Gladis Regina Stockmann, pelo secretário-executivo, Marcelo Sarturi, entre outros dirigentes e lideranças da entidade empresarial, além do presidente, Flávio Furlan, que chegou após seu início. Furlan defendeu que não precisamos de ideias mirabolantes, mas sim “para nossa realidade, para nossa cidade”. Para o empresário a área do EstaR tem funcionários do comércio e também lojistas que usam vagas o dia inteiro, quando deveriam deixar espaço para os clientes das lojas, citando ainda uma escola próxima cujos professores e funcionários também usam vagas.

O objetivo não é fortalecer a indústria da multa, não é aborrecermos os clientes”, disse ele, afirmando que o consumidor tem que encontrar vagas de estacionamento, fazer compras e gerar impostos sem encontrar uma multa por estacionamento irregular, que causa 5 pontos na carteira e “é o fim da picada”. O empresário criticou também saídas de garagens que reservam 12 metros, permitindo a entrada até de carretas, mas tirando vagas, apontando ainda que precisamos de soluções para agora e não para o futuro. Neste sentido ele elogiou a proposta de um aplicativo de celular para o EstaR e disse que a Acit pode contribuir disponibilizando mais estabelecimentos para venda dos cartões e regularização das notificações. A Acit defendeu ainda na Tribuna Livre a cobrança do EstaR nos sábados também e disse sobre a suspensão da cobrança que não temos movimento atualmente, mas logo vem o fim de ano e a movimentação deve aumentar. Furlan também criticou o surgimento de muitas propostas e disse que “se é para criar confusão, arranca as placas e deixa como está”, mas em seguida colocou a Acit à disposição para debater a situação, afirmando que Toledo tem quase 100 mil veículos e tem que buscar soluções.

Transporte e medo de multas

Em seguida o presidente Renato Reimann abriu espaço para os vereadores fazerem perguntas e manifestarem-se sobre a questão. Ademar Dorfschmidt lembrou que foi autor da Lei 2.108/2012, que criou a tolerância de 15 minutos, e disse que em Maringá ela existe e realmente funciona, afirmando que “não podemos penalizar uma sociedade inteira”. Furlan disse que o transporte público está no conjunto de fatores a ser analisado, sendo lembrada a proposta da vereadora Olinda Fiorentin de criar uma vaga por quadra com tolerância de 15 minutos mediante uso do pisca alerta.

Antônio Zóio disse que sempre foi contrário ao EstaR e afirmou que a população está amedrontada com tantas multas e o comércio central vai ser prejudicado com a medida. Vagner Delabio defendeu a necessidade de mais pontos de venda de cartões e regularização e Marcos Zanetti propôs que a tolerância fosse adotada no final do tempo do cartão. Walmor Lodi disse que já foram feitas várias reuniões a respeito e é necessário achar um meio para que todos saiam ganhando. Para Furlan porém é necessário priorizar os clientes, que devem ter estacionamento “mais do que outros que vêm ali usufruindo de uma vaga que é pública”.

Veja vídeo da participação da Acit na Tribuna Livre